Prevenção das Hérnias

Principais considerações para Prevenção das Hérnias

  • Manter o corpo alinhado é uma forma de prevenir hérnias. Sempre que mantemos uma postura inadequada sobrecarregamos nossa coluna, fazendo com que os discos intervertebrais sofram cargas anormais. É essa pressão a responsável pelo rompimento do disco, que vai ocasionar a hérnia.
  • Posicionar cadeiras, bancos, computadores e outros objetos da mobília.
    É na posição sentada que ocorre a principal pressão no disco, o que pode facilitar a hérnia. “Colocar um apoio (uma almofada) no encosto da cadeira, na altura da região lombar, utilizar uma cadeira que se adapte ao seu corpo. Levantar a cada meia hora e fazer pequenas sessões de alongamento ao longo do dia, assim como adequar a altura do computador podem melhorar a postura
  • Não há nenhum estudo científico que relacione diretamente o uso do salto ao aparecimento de hérnias. Porém, ao calçar um sapato de salto muito alto, há um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose. “Assim, poderá ocorrer maior fadiga da musculatura, além de dores na lombar. E, se houver predisposição, pode ocorrer uma hérnia
  • Evitar actividades que requeiram levantar pesos ou flexões repetitivas – uma carga de 20 kg, por exemplo, carregada eventualmente, não provocará danos, necessariamente. Mas se essa carga for carregada por um tempo prolongado ou rotineiramente, como ocorre em algumas profissões, provavelmente machucará o disco intervertebral. Por isso, a recomendação é que ao carregar bolsas e mochila, elas não ultrapassem mais do que 10% do seu peso.
  • Praticar uma boa postura – para proteger o disco intervertebral, os movimentos repetitivos de flexão e extensão da coluna com sobrecarga e sobrepeso devem ser evitados. Além desses, os movimentos de rotação de tronco também exigem cuidados. Por isso, tome cuidado ao pegar algo que caiu no chão ao lado da sua cadeira, ação que associa esses dois movimentos. A forma correta de fazer o movimento é levantar da cadeira para depois abaixar, sempre dobrando os dois joelhos e mantendo a coluna reta
  • Manter um peso saudável – os músculos da barriga e das costas são responsáveis por proteger a coluna. Mas quanto maior for o sobrepeso, menor será essa proteção, deixando todo o peso do corpo a cargo da coluna.
  • Seguir um programa de fisioterapia direccionado para aumentar a força muscular das costas e melhorar a flexibilidade do abdómen e das costas – Exercícios realizados sem qualquer tipo de orientação podem causar lesões geradas pela associação de posturas erradas, levantamento de pesos e sobrecarga sobre músculos e articulações. “Além disso, a musculatura estabilizadora da coluna é mais profunda e difícil de fortalecer, por isso, é necessário o auxílio de um profissional para conseguir deixar esses músculos fortes”
  • Praticar exercício regular, particularmente, caminhada.

Pare de fumar

As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral. Assim, o disco vai receber menos nutrientes transportados pelo sangue. “Mal nutridos, os discos se tornam mais suscetíveis a lesões”.

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